O que é coaching?

Coaching é uma metodologia relacionada a atingimento de metas, realização de objetivos e tomada de decisão.

Todo processo de coaching começa com a identificação do Estado Atual, ou seja, como estão a vida e os resultados do cliente (coachee) naquele momento. Em seguida, o cliente define seus objetivos, o que chamamos de Estado Desejado. A partir daí, o coach ajuda o cliente a perceber os fatores impeditivos e facilitadores no seu caminho e a traçar as ações que o levarão do ponto inicial ao ponto desejado, através de técnicas, ferramentas e exercícios que contribuam com esse objetivo.

O que é Coaching Pessoal?
O coaching pessoal é um processo capaz de potencializar as habilidades do indivíduo para que ele possa conquistar muito mais em sua vida, com foco no aumento da performance. Nessa modalidade de coaching, é realizada uma análise e é desenvolvido um planejamento para a melhoria de todos os aspectos da vida pessoal do coachee. Essas áreas vão desde os relacionamentos familiares até questões como espiritualidade e saúde. O coaching pessoal é para aqueles que buscam um equilíbrio na vida, pois se estuda o que precisa ser melhorado, valorizado e evitado, sempre com o objetivo de alcançar o resultado esperado pelo coachee. Assim, esse coaching é voltado para aqueles que desejam aumentar os resultados pessoais e alcançar tudo aquilo que é preciso para uma vida plena.
O que é Coaching Profissional?
O coaching profissional procura conduzir o coachee ao reconhecimento e aproveitamento total de suas habilidades e potencial, para que desenvolva suas competências e, assim, melhore a performance profissional. Trata-se de uma metodologia de capacitação humana que trabalha com ferramentas e técnicas eficazes, que fazem com que o coachee desenvolva o autoconhecimento e neutralize suas limitações para alcançar o sucesso profissional. Como a alta complexidade e competitividade do ambiente corporativo atual exige alto desempenho dos funcionários, o coaching profissional é a chave para sair do “básico”. Ele permite que o indivíduo se desenvolva para se tornar um funcionário imprescindível para a empresa, com foco no resultado e altamente produtivo.
O que é Coaching? O Guia Definitivo. Nessa modalidade de coaching, é realizado um trabalho que visa lapidar características da personalidade a fim de que o colaborador não tenha atritos na empresa e possa se manter no caminho de uma carreira promissora. O coaching profissional também é importantíssimo porque auxilia nas decisões mais relevantes da carreira e na retenção do emprego.
O que é Coaching Integral Sistêmico?
O Coaching Integral Sistêmico (C.I.S) é um processo desenvolvido pelo Master Coach, palestrante e conferencista internacional, Paulo Vieira, treinando e desenvolvendo pessoas há quase 20 anos. O que inicialmente era apenas o coaching clássico com perguntas poderosas, metas e plano de ação, se derivou, devido às crescentes demandas de empresas e clientes, na criação de uma metodologia única, profunda e extremamente eficaz. Hoje a metodologia é tida no meio acadêmico e empresarial como a evolução do coaching tradicional, pois também trabalha o lado emocional do cérebro, sendo capaz de refazer crenças e limitações emocionais. Além disso, ele trabalha todas as áreas da vida ao mesmo tempo, avançando na estrutura INTEGRAL e SISTÊMICA. Define-se Integral, porque neste método utilizam-se os dois hemisférios cerebrais: o esquerdo, responsável pela parte cognitiva e racional; e o direito, pelas emoções, crenças e intuição. Afinal, de que adianta possuir as mais modernas ferramentas se não há competências emocionais para pô-las em prática? Ou, de que adianta possuir objetivos extremamente bem elaborados e não ter as aptidões emocionais necessárias para alcançá-las ou vivenciá-las? Define-se Sistêmico, porque o método compreende que o SER pessoal e o SER profissional formam o SER humano, e quando um destes padece o outro também tem prejuízos. Coaching Integral Sistêmico entende que, para um profissional ter sucesso duradouro, sua saúde deve ser cuidada, sua família ser feliz, seus laços sociais consistentes, sua vida financeira equilibrada.
Quais os cuidados ao procurar um coach?
O processo de coaching é importantíssimo para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas, mas ele só dá resultados quando realizado por um profissional capacitado e experiente. Pessoas sem a capacitação adequada colocam em risco o resultado do cliente, podendo leva-lo a um labirinto sem fim ou levá-lo a pensamentos equivocados sem nem mesmo perceber isso. Antes de contratar os serviços de um coach, verifique se realmente ele tem a formação e por qual instituição foi certiticado.
Coaching não é autoajuda, terapia, mentoria, nem consultoria.
Como o coaching é algo em pleno crescimento no Brasil, nem todos sabem ou compreendem o seu significado. Além disso, muitos confundem o coaching com práticas de autoajuda, terapia, mentoria e consultoria. Entretanto, é importante compreender que o coaching é um processo com foco voltado à solução, no qual o coach apoia o cliente para o seu desenvolvimento. Coaching é uma palavra inglesa que deriva de “coach”, que significa treinador, instrutor. O termo indica uma atividade de formação pessoal ou profissional na qual o instrutor (coach) auxilia seu cliente (coachee) a alcançar objetivos extraordinários em uma ou mais áreas de sua vida. Em outras palavras, a palavra que deriva do inglês “coaching” significa um processo de desenvolvimento humano no qual o coach auxilia o coachee a potencializar os resultados pessoais e profissionais. O objetivo do coach não é entregar soluções prontas, mas sim ferramentas e métodos .

Agende uma sessão experimental gratuita